Resolva sua vida na internet e a visão dentro do Tantra

Afinal de contas, são tantos os slogans de soluções “resolva sua vida agora”. Tantos, que muitas vezes fico impressionado com o fato de a humanidade ainda não ter resolvido suas grandes questões. Mas parando para refletir, percebo que a vida tem mais paz para quem abstrai tanta info. Ou seja, tirar a mente da #confusão e gera uma serie de efeitos internos.

E tudo bem também se nos perdermos de vez em quando. Quer frase mais tântrica que essa de #Nietzsche em Assim Falou Zarathustra: “é preciso se perder para se encontrar; como se renovar sem primeiro se tornar cinzas?” Não é tão fácil abstrair-se de todo esse processo do digital.

O início do #pecado está na ignorância: é mais fácil o querer sem querer. Mas não é a toa que um dos símbolos principais de Shiva Nataráj está em seu pisar no anão da ignorância. E em muitos textos eu abordo a questão do dual. No entanto, o problema não está no que é dual em si. O problema é carregar essa realidade da narrativa dual para a vida. São tantas as #histórias de bem e mal que nos fazem perder o ar, que o dual se tornou uma versão de passa tempo.

O Tantra e o “resolva sua vida”

O Tantra busca a integração da mente com o corpo. Agora, dentro da dimensão do corpo e da matéria. Então, se pensarmos em questão de tempos: a ansiedade ocorre quando a mente está em um tempo que não o da realidade atual. Aqui vale observar que a internet, por ser uma plataforma de comunicação, atua com foco na dimensão de existência da mente. Dentro dessa dimensão, não existe passado e futuro, tudo é, tudo pode ser.

Assim, resolver a própria vida em um contexto tântrico significa viver o aqui e agora em todas as dimensões que ele oferece. Não é à toa que ganhou um estereótipo sexual no ocidente: o Tantra inclui inclusive o sexo no processo de integração. Isso se tornou surreal em termos de cultura repressora.

E existe uma linha tênue entre não deixar que a situação da mente transforme seus #desejos em ansiedades. Para isso o Tantra oferece técnicas de práticas diárias. Contudo o tempo passa de forma diferente na dimensão da mente. No caso, sempre que me deparo com alguma grande solução, busco perceber em mim mesmo qual é o desejo ativo naquele momento. E assim, ao praticar as técnicas do Tantra, menos distantes do aqui e agora vamos nos tornando. Exercitar o ato de fazer um auto estudo é fundamental.

Publicado originalmente em https://attitudetantra.com em 10 de Maio de 2021.

Posted In

Deixe uma resposta