A importância do toque

Sensitive massagem ressignifica o Toque

Hoje vou falar sobre algo que para mim é tão importante quanto ar que respiramos, água ou alimentos: O TOQUE. E todo afeto que vem dele.

E além de já termos essa noção empiricamente, ciência tem muitas comprovações sobre a relevância que tocar e ser tocado tem na nossa vida.

Se você ainda não se convenceu, dá um pesquisada no experimento de Harry Harlow, que entre as décadas de 50 e 60 confrontou a sociedade pós-guerra que não valorizava demonstrações de afeto – nem mesmo com crianças – que o amor não só é desejado como vital para o desenvolvimento da espécie.

Apesar de cruel e nada ético o estudo é eficiente. Ele pegou filhotes de macacos rhesus para defender que o acolhimento, o aconchego físico, o amor transmitido via toque, são tão importantes quanto a própria alimentação.

Harlow, separou os filhotes de suas mães e os colocou na presença de duas “mãezinhas” arame. Uma delas era apenas a armação. A outra foi coberta com um pano felpudo e ganhou uma carinha de macaco. As duas tinham uma engenhoca que através de uma mamadeira dava leite para os pequeninos macacos.

O que você acha que aconteceu? O cientista observou que os macaquinhos preferiam ficar junto com a estrutura macia, mesmo quando a outra era equipada com uma espécie de mamadeira que lhes oferecia leite.

Foi até divulgada uma foto mostrando um macaquinho “no colo” da estrutura peludinha, se esticando para pegar o leite na “mãe” só de arame. Havia maior necessidade dos macaquinhos em. Olhar mais para a mãe felpudinha e corriam em direção a ela quando se sentiam assustados com alguma coisa e precisavam de conforto.

Por outro lado, quando só a estrutura de arame estava por perto, eles se sentiam inseguros, paralisados e não conseguiam explorar o ambiente.

De lá para cá, outros estudos que se seguiram reforçaram que o contato físico é importante para desenvolver confiança e empatia e que isso teve implicações na evolução da espécie humana. Descobriu-se que beijos e abraços na infância podem até mesmo alterar o DNA. E não achologia… volta lá para o Google e pesquisa sobre neurocientista Stevens Rehen, e a seguinte frase. “Um carinho modifica a expressão de nossos genes, a produção de oxitocina, o julgamento, o impacto sobre o desenvolvimento humano e sua falta pode ter consequências duradouras”, explica o professor da UFRJ e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

Agora que a gente passou e está passando por esse momento maluco onde beijar e abraçar trazem toda uma carga de perigo ou repressão, se torna ainda mais vital que a gente valorize a troca de afeto, os toque com intenção e vivencie a possibilidade de tocar e ser tocado.

A imagem desse post é da massagem sensitive. Através dessa técnica pude ressignificar tantas, tantas sensações na minha vida. Recomendo fortemente que todas e todos que puderem aplicar e receber esse toque simplesmente o façam. Muda Tudo. Da pele para dentro. E dentro para fora.

Medita que a vida fica ainda mais bonita

 

“Em si, a vida é neutra. Nós a fazemos bela, nós a fazemos feia; a vida é a energia que trazemos a ela.”_Osho

Talvez você conheça o Osho. Porém, é provável que não saiba quem é John Robert Wooden – jogador e treinador de basquete.

Osho e Basquete nada a ver? Calma, que eu explico. Tenho estudado bastante sobre disciplina e meditação e hoje te conto porque acredito que os dois combinam.

Agora me conta, já pensou em meditar? Dá uma conferida no texto e saiba como meditar pode se tornar uma excelente ferramenta de autoconhecimento para você também.

consciência, consistência e disciplina.

John Robert Wooden é considerado o maior treinador de basquete da história. Ele comandou o UCLA Bruins, time da Universidade da Califórnia, entre 1964 e 1975, com um número impressionante de vitórias. Foi campeão por 10 vezes, com um recorde de 7 campeonatos consecutivos e foi eleito Técnico de Basquete do Ano por seis vezes.

Para Wooden o segredo de uma vida vitoriosa é a combinação entre consciência, consistência e disciplina. Segundo o treinador, “quando você melhora um pouco a cada dia, coisas grandes começam a ocorrer. Não procure por melhoras rápidas e grandiosas, busque uma pequena melhoria, um dia de cada vez. É o único modo para que aconteça – e quando acontece, dura.”

Assim também atua a meditação. Com poucos minutos por dia já é possível perceber centramento. Foco e entendimento. Tão indispensáveis para tempos como os que estamos passando. 

Olhando para a mesma direção que aponta consciência e consistência como segredos para uma vida com qualidade, um dos barbudinhos mais citados pelo povo meditante, (estou falando do Osho), vivia falando: “a meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. Um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez definido o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.”

Por isso, Medite!!

E se você acha que não consegue meditar. Não desista. Saiba que já pensei a mesma coisa e agora não consigo mais ficar sem, pelo menos, alguns minutinhos de meditação diariamente. Da mesma forma que você, já fugi de muita aula de yoga. Também Já revirei os olhos quando alguém me convidava para meditar. Não permita que o medo, preguiça ou insegurança te paralisem.

Deixa aqui sua pergunta ou dúvida sobre meditação. Talvez eu possa auxiliar nessa busca. Se te interessar, estou fazendo práticas guiadas online para quem quer incluir e aprimorar esse hábito no dia a dia.

#tantra4you #meditation #112meditation #meditacaoativa #meditacaoguiada #online #remotetantra #tudoeenergia

Falta ou Excesso de Libido. Como Tantra pode ajudar?

Terapia Tântrica Auxilia no equilíbrio da Libido

Muitas pessoas acreditam que a força da sexualidade localiza-se apenas no genital.

O que não é verdade. A vitalidade é intimamente ligada à Libido. Se ainda não sabe, Libido é uma energia que faz os indivíduos buscarem a realização de suas necessidades básicas.

Como saciar a fome, por exemplo, e também se interessar por todas as formas de prazer.

Na linguagem cotidiana, Libido pode ser entendida como “vontade”. Para compreender melhor este conceito podemos nos basear em expressões usuais como quando dizemos: “não estou com vontade”; “sem tesão não há solução”.

Estas formas de comunicação autêntica, sinalizam a importância da Libido em todas as nossas ações.

A capacidade de canalizar a Libido para o mundo exterior é fundamental para o equilíbrio do ser humano.

Problemas no direcionamento dessa potência podem ocasionar falhas na socialização, como o autismo, auto-agressão, masturbação compulsiva e outros distúrbios de comportamento.

Assim, parte da libido acaba reprimida ou destruída através dos mecanismos repressores sociais.

Outra parte é deslocada para atos humanos como estudar, fazer arte, trabalhar ou atividades que julgamos importantes ao longo de nossas vidas

E uma significativa parte fica disponível para o prazer sexual

A Libido é a energia que move o ser humano a se relacionar com os objetos, com o meio ambiente ou com outras pessoas, do mesmo sexo ou do sexo oposto.

Se não fosse pela por ela, o ser humano não iniciaria sua relação com o mundo e também não a valorizaria.

É esta energia que garante que as crianças comecem a brincar, a locomoverem-se para explorar a realidade à sua volta.

Libido também significa limites, ter a noção dos limites à nossa volta.

Reconhecer o que é proibido?
O que é perigoso? O que é aceitável? E o que é livre.

Muitas doenças, incluindo mentais e psicossomáticas, podem estar relacionadas com a falta ou perda de libido, como por exemplo: depressão, anorexia, e outras.

libido #depressão #vontadedeviver #forcadevontade #tantra #tabu #tesao

Por que estou no Tantra?

Quem me conhece há muito ou pouco tempo sabe que sempre busco significado para as coisas que faço…
.
Sou intensa. Eu amo muito, eu curto muito. Eu sofro. Busco. Tento de novo… Enfim, mesmo nos momentos em que me sinto cansada, estou disponível e disposta a ser Feliz e aproveitar cada segundo da vida. E no Tantra eu encontrei muitas respostas e aceitação.
.
Estou aprendendo a lidar com minha energia que motiva, impulsiona e quando não está alinhada me leva a fazer umas coisas meio malucas mas, mesmo assim está me ensina a estar conectada com a minha essência!!!!!
.
Eu estou no Tantra porque nunca fui tão Fabiana quanto sou agora. E quero que todo mundo – que já se sentiu um tanto inconveniente, desajeitada e até mesmo fora do padrão – tenha essa possibilidade de se aceitar, se acolher e mudar o que tem vontade…
.
Mesmo sendo um conhecimento ancestral, o Tantra não é nenhum mistério oculto. Não é uma seita para “iluminados” é apenas uma série de condutas que trazem paz e ao mesmo tempo é muito mais do que você imagina!!!!
.
Por isso, fica o meu convite. Ouça o chamado!

transpira #respira #inspira #tantra

Primeiro Post da Tantra4You especial para você!

Gostaríamos de dizer a todos que sejam bem vindos ao primeiro post do Blog da Tantra4You! A partir de agora postaremos textos informativos super – tântricos – quânticos – xamânicos para tirar todas as suas dúvidas, tanto as que você já sabe que tem como as que você ainda não sabe que tem 🙂

Tantra e Vivências Tântricas

Porque o Tantra é tão importante no século XXI? Como o Tantra pode melhorar e complementar a minha vida em casal e melhorar nossa saúde trazendo cura e plenitude?

Para responder estas e outras dúvidas é que por meio de conhecimentos milenares e práticas em constante desenvolvimento, o  Tantra traz solução para as principais questões que afligem a humanidade nos dias de hoje e pode fornecer técnicas e formas necessárias para garantir que tais promessas sejam cumpridas.

Neste momento, aproveite nosso blog para, de agora em diante, conhecer mais sobre o Tantra e aplicar no dia a dia!

Aproveitando o primeiro post para falar sobre nossas vivências tântricas

Neste primeiro post, não vamos contar tudo, mas vamos começar a falar um pouquinho de um ponto principal para você ir se familiarizando.

Atualmente realizamos uma série de atividades envolvendo sexualidade e intimidade acessíveis para praticamente todos os públicos. E oferecemos uma oportunidade para explorar com profundidade a União Sagrada para que você possa aprender a ter relacionamentos cada vez mais satisfatórios e plenos.

Assim sendo, o objetivo da Tantra4You é viabilizar espaços seguros onde é possível aprender e crescer. De forma a celebrar a própria sexualidade de forma natural com descontração, brincadeiras, ternura, consciência, integridade e alegria.

Por fim, a vivência Tantra4You é para casais que queiram experimentar relacionamentos mais ricos, com intimidade profunda e conexão autêntica.

É um Workshop de final de semana cuidadosamente modelado. De modo que as explorações envolvam meditações, toques, e ações simples de forma a incentivar tudo o que estiver sendo realizado com consciência e compaixão. É um processo muito profundo de expansão do coração, de mente e do corpo.

Focusing on work on a Sunday morning

Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Morbi tristique mauris nec arcu rutrum, vel egestas sapien fermentum. Vestibulum a dui in nunc sollicitudin imperdiet. Integer lacinia ac neque nec cursus. Phasellus semper a nibh vel malesuada. Maecenas ut libero ultrices lacus sodales porttitor. Suspendisse a quam in risus molestie iaculis non nec nisi. Aliquam pretium libero vitae lectus imperdiet maximus. Fusce convallis tortor nec mattis dapibus. Aliquam finibus magna eu purus lacinia gravida. Nullam eu sem consequat, molestie est at, tincidunt nulla Maecenas vel nibh vitae massa tempus congue
Nulla ultricies quis justo non fringilla. Mauris pellentesque sodales risus a tincidunt. Etiam neque ligula, malesuada non neque vulputate, ullamcorper maximus dui. Donec viverra arcu nec eros aliquet vestibulum. Sed odio neque, vestibulum vitae lorem mattis, lobortis sollicitudin elit. Pellentesque tempor ex nec viverra elementum. Fusce aliquet, lectus in venenatis sollicitudin, risus erat venenatis ante, sed blandit tortor sapien ac ipsum. Morbi non leo luctus mi pharetra egestas. Ut non lacus neque. Donec ac cursus massa. Praesent eget neque elementum, finibus arcu interdum, condimentum felis. Phasellus a consectetur mi, vitae vestibulum enim. In vitae arcu ante. Nunc non aliquam mauris. Aenean commodo viverra ex sed rhoncus. In hac habitasse platea dictumst. Aenean in efficitur urna, a iaculis elit. Nullam auctor in orci non suscipit. Sed efficitur aliquam ipsum in suscipit.

Taking time to make colorful art

Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Morbi tristique mauris nec arcu rutrum, vel egestas sapien fermentum. Vestibulum a dui in nunc sollicitudin imperdiet. Integer lacinia ac neque nec cursus. Phasellus semper a nibh vel malesuada. Maecenas ut libero ultrices lacus sodales porttitor. Suspendisse a quam in risus molestie iaculis non nec nisi. Aliquam pretium libero vitae lectus imperdiet maximus. Fusce convallis tortor nec mattis dapibus. Aliquam finibus magna eu purus lacinia gravida. Nullam eu sem consequat, molestie est at, tincidunt nulla Maecenas vel nibh vitae massa tempus congue
Nulla ultricies quis justo non fringilla. Mauris pellentesque sodales risus a tincidunt. Etiam neque ligula, malesuada non neque vulputate, ullamcorper maximus dui. Donec viverra arcu nec eros aliquet vestibulum. Sed odio neque, vestibulum vitae lorem mattis, lobortis sollicitudin elit. Pellentesque tempor ex nec viverra elementum. Fusce aliquet, lectus in venenatis sollicitudin, risus erat venenatis ante, sed blandit tortor sapien ac ipsum. Morbi non leo luctus mi pharetra egestas. Ut non lacus neque. Donec ac cursus massa. Praesent eget neque elementum, finibus arcu interdum, condimentum felis. Phasellus a consectetur mi, vitae vestibulum enim. In vitae arcu ante. Nunc non aliquam mauris. Aenean commodo viverra ex sed rhoncus. In hac habitasse platea dictumst. Aenean in efficitur urna, a iaculis elit. Nullam auctor in orci non suscipit. Sed efficitur aliquam ipsum in suscipit.